Os 5 pilares para ter mais qualidade de vida

Os 5 pilares para ter mais qualidade de vida

Atualmente, o objetivo de muitas pessoas é ter mais qualidade de vida, isto é, ter uma vida mais leve, com mais disposição, com menos doenças, preocupações, problemas… e claro, com mais saúde e bem-estar físico e mental.

Para alguns, alcançar isso é de certa forma fácil. Para outros, nem tanto.

Por isso, se você é umas dessas pessoas que tem uma certa dificuldade em ter mais qualidade de vida, mas que quer mudar isso e viver bem daqui para frente, então você deve:

1. Alimentar-se de maneira adequada

Sabe aquela velha história de “você é o que você come”?

Pois então, se você não possui uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, saladas, cereais, vitaminas, proteínas e outros alimentos benéficos para a saúde, consequentemente a sua qualidade de vida é prejudicada.

Isso porque, produtos industrializados, que são gordurosos, cheios de sal, açúcar, corantes, frituras, etc., não são os melhores para a nossa saúde.

Você precisa ingerir alimentos frescos, naturais e que de preferência você mesmo cozinhe. Afinal, dessa forma você sabe o que está fazendo e comendo.

Além disso, é recomendável que você evite alimentos prontos, isto é, que você pede em redes de fast-food ou que você abre um pacote e já está pronto ou pré-preparado para comer.

É claro que uma vez ou outra, não tem problema você comer bolachas, chocolates, doces, hambúrguer, pizza, etc. A questão é ter equilíbrio, não exagerar, de nada adianta realizar procedimentos estéticos para manter a aparência sem cuidar da saúde.

2. Beber água diariamente

Outro pilar para ter mais qualidade de vida é manter a hidratação em dia.

Portanto, é essencial que você beba água diariamente, seja no bebedouro de água da sua casa, do seu trabalho, da sua academia… enfim, o importante é ingerir esse líquido, de modo a ficar sempre hidratado.

De acordo com especialistas na área da saúde, a quantidade recomendada para adultos é de pelo menos 2,5l diários.

A dica de ouro aqui é: ande sempre com uma garrafinha ou um squeeze. Assim, sempre que precisar, você poderá beber água.

3. Dormir bem

Infelizmente, muitas pessoas não dão o devido valor para o sono e, consequentemente, sofrem com problemas e doenças pelo simples fato de dormirem bem.

Por isso, se você quer ter mais qualidade de vida, não negligencie seu sono! Busque dormir entre 7-8 horas por dia e, de fato, descanse, aproveite este tempo para relaxar.

Isso porque, um sono de qualidade é revigorante e te ajuda a recuperar as energias para o dia seguinte.

Não deixe que os problemas, compromissos e outras questões da vida atrapalhem o seu sono.

Tudo tem seu momento e quando se trata de sono, você precisa dormir bem!

4. Fazer exercícios físicos regularmente

Este pilar você já deve estar cansado de saber, não é mesmo? Porém, ele é extremamente importante e nós não podemos deixá-lo de fora.

Fazer exercícios físicos é fundamental para a saúde e os benefícios são inúmeros. Por exemplo, eles fazem bem aos músculos e ossos, geram mais energia e disposição, fortalecem o sistema imunológico, melhoram a qualidade da pele, diminuem o risco de doenças e muito mais!

Portanto, se você está em busca de mais qualidade de vida, não deixe de se exercitar regularmente, isto é, de três a cinco vezes por semana.

E uma dica importante: encontre uma atividade que você goste de fazer, senão o ato de se exercitar poderá ser desagradável e em pouco tempo você ficará desmotivado e sem vontade de continuar.

Faça aquilo que gosta, que se sinta bem fazendo. Pode ser uma caminhada, musculação, natação, jogar bola, andar de bicicleta… enfim, há inúmeras possibilidades para se exercitar. Encontre a sua preferida!

5. Ter momentos de lazer e relaxamento

Geralmente, a rotina da maioria das pessoas é bem pesada. Há trabalhos para fazer e entregar, compromissos e reuniões para ir, problemas para resolver, contas para pagar e muito mais.

Portanto, é fundamental ter na sua rotina momentos de lazer e relaxamento, senão uma hora ou outra você vai enlouquecer e ter graves problemas de saúde.

Sendo assim, busque em seu dia a dia momentos para fazer o que gosta, para aproveitar com a família e relaxar.

Leia um livro, toque um instrumento, cante, cozinhe, dance, desenhe, jogue videogame, medite, aprenda algo novo, desenvolva uma habilidade ou hobby, etc.

Faça atividades que te ajudem a relaxar e que te ajudem a esquecer um pouco dos problemas, compromissos e afazeres do dia a dia. Cuida da sua saúde mental!

Dica extra: organizar sua vida financeira

Um dos principais problemas na vida de muitas pessoas é ter que enfrentar a falta de dinheiro e dívidas.

Tais situações tiram o sono de qualquer um, geram muito estresse e preocupação, e claro, prejudicam a qualidade de vida.

Por isso, além dos cinco pilares explicados neste artigo, é de suma importância que você busque, a partir de já, organizar a sua vida financeira.

Sendo assim, pegue os seus extratos, veja os seus gastos, analise onde pode economizar, comece a investir, monte planilhas para ter mais controle sobre o seu dinheiro e estude sobre gestão financeira.

Tenha um controle de quanto entra e de quanto sai todo mês. Não deixe que o dinheiro prejudique a sua vida. Estude, entenda-o e assim você fará melhores escolhas daqui em diante.

Um bom ponto de partida é assistir a canais no YouTube como o Me Poupe!, O Primo Rico, EconoMirna, Nath Finanças, Júlia Mendonça, Patricia Lages e Favelado Investidor. Com certeza eles irão te ajudar!

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Como funciona o microagulhamento?
Como funciona o microagulhamento?

Você sabe o que é o microagulhamento e como ele funciona? Saiba tudo sobre este procedimento estético...

Como funciona a depilação a laser?
Como funciona a depilação a laser?

Quer saber como funciona a depilação a laser? Saiba tudo sobre a depilação a laser neste artigo completo sobre o assunto...

Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar
Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar

Você quer saber como ser fitness em 2021? Veja dicas práticas para alcançar seus objetivos fitness em 2021...

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais