Como funciona o microagulhamento?

Como funciona o microagulhamento?

Nos últimos anos, tem aumentado muito a demanda por técnicas estéticas que possam trazer melhores resultados à pele e à saúde. Com o crescimento desse mercado de beleza, cada vez mais atenção tem sido dada a homens e mulheres em todo o mundo, principalmente no Brasil, as pessoas estão constantemente atentas ao desenvolvimento de métodos inovadores e menos invasivos dessa terapia.

Um desses métodos modernos de cuidado de beleza é o microagulhamento. Você conhece esta técnica? Confira o texto a seguir e responda a todas as perguntas sobre esse assunto!

O que é microagulhamento?

O microagulhamento é um tratamento estético que pode remover cicatrizes de acne, camuflar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão na pele, perfurando a derme com microagulhas e promovendo a estimulação natural da formação de novas fibras de colágeno, que são capazes de dar firmeza e sustentação a pele.

Esse processamento pode ser realizado de duas maneiras, usando um dispositivo manual denominado Dermaroller ou um dispositivo automático denominado DermaPen.

O dispositivo deve ser registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que é muito importante. A certificação garante a qualidade dos produtos (em relação ao aço utilizado, número de agulhas, comprimento e diâmetro das agulhas, etc.) e a esterilização dos produtos, evitando contaminações e complicações. Além disso, é descartável e não deve ser reutilizado outra vez, nem no corpo do mesmo paciente. O uso do tamanho da agulha é regulamentado pelo conselho de classe profissionais, esteticistas podem usar até 0,5mm, biomédicos e fisioterapeutas podem usar até 1,00mm e somente médicos podem usar até 3mm.

Quando se utiliza agulhas maiores que 0,5 mm, este tratamento pode causar alguma dor e desconforto, portanto, neste caso, pode ser necessário o uso de pomada anestésica antes de iniciar a operação. No entanto, esta etapa não é necessária para agulhas menores.

Quais os benefícios do microagulhamento?

  • Aumenta a produção de colágeno e elastina para restauração da pele;
  • Reduz rugas, cicatrizes de acne;
  • Traz mais vitalidade e firmeza para o rosto e corpo;
  • Além disso, danificar a pele desta forma torna mais fácil para certos medicamentos serem absorvidos na área.

O microagulhamento promove a produção de colágeno na pele, ajuda a rejuvenescer os tecidos, minimiza as marcas recorrentes de cicatrizes, tem um efeito de recuperação rápida e obtém resultados muito satisfatórios em pacientes que seguem todas as orientações médicas após a aplicação desta técnica.

Esse método ainda apresenta baixo risco de infecção, sangramento, dano à pele e dor durante a aplicação, sendo que ela é considerada uma das técnicas estéticas que oferece mais segurança, e que oferece a possibilidade de ser utilizada no tratamento de manchas cutâneas. Quando combinado com outros tratamentos a laser e hábitos de vida saudáveis, o efeito será mais satisfatório.

Como o microagulhamento é feito?

O microagulhamento é realizado com a aplicação de microagulhas na pele, geralmente feitas de aço cirúrgico ou titânio, que podem ser dispostas no Dermaroller — um rolo com várias microagulhas ou uma Dermapen — uma caneta com microagulhas.

O ideal é que o microagulhamento seja realizado em consultório médico, pois, em alguns casos o uso de creme anestésico ou até mesmo de anestesia local, dependendo do comprimento da agulha que será usada, além de está sujeita a complicações e riscos, que podem ser melhor resolvidos por um médico. Veja a seguir um passo a passo de como é o funcionamento do procedimento:

  • Etapa 1: será aplicado o creme anestésico entre 30 e 50 minutos antes da operação propriamente dita;
  • Etapa 2: é usado o dispositivo para mover-se para frente e para trás em toda a área facial a ser tratada. Em média, 10 a 15 passagens são feitas no mesmo plano e pelo menos quatro travessias são feitas em locais diferentes na área de tratamento;
  • Etapa 3: o sangramento também pode variar dependendo da espessura da agulha, mas o sangramento irá parar após alguns minutos;
  • Etapa 4: uma vez realizado o movimento, a administração do medicamento pode ser realizada nesta posição, de forma que a ação mecânica da agulha seja correlacionada com a ação do medicamento e / ou cosméticos para a pele, conforme indicação do médico, a fim de atingir o objetivo do tratamento. De acordo com a condição do paciente.

Onde pode ser feito o procedimento?

A operação pode ser realizada em qualquer parte do corpo, por exemplo:

  • Abdômen;
  • Braços;
  • Colo;
  • Coxas;
  • Mãos;
  • Pescoço;
  • Rosto;
  • Seios, entre outras.

O tipo e a pressão da agulha utilizada variam de acordo com a área a ser tratada. Para problemas de pele que exigem mais remodelagem da pele, como cicatrizes de acne, agulhas de 2,5 mm podem ser usadas. Se for apenas para melhorar a saúde da pele, uma agulha de 0,5 a 1 mm é suficiente. Sendo para estrias no abdômen e coxas, por exemplo, uma agulha de 1,5 a 2 mm é indicada. É aplicada menos pressão nas bochechas, nariz e área dos olhos para evitar danificar os ossos ou causar hematomas.

Como funcionam as sessões?

Normalmente, três a quatro tratamentos com microagulhas são necessários em intervalos de um mês para restaurar a pele. No entanto, o número e o intervalo do tratamento podem variar de acordo com a finalidade do tratamento e as características da agulha utilizada. Cada sessão dura em média de 30 minutos a uma hora.

Quais são os profissionais que podem fazer?

  • Cirurgiões dermatologistas;
  • Cirurgiões plásticos especializados na técnica;
  • Dermatologistas;
  • Fisioterapeutas dermatofuncionais.

O microagulhamento deve ser realizado por um médico, preferencialmente dermatologista, dermatologista e cirurgião plástico especialista na técnica. Os fisioterapeutas da função da pele com experiência nesta técnica também podem realizar esta operação.

Quais cuidados devo ter antes do microagulhamento?

Os cuidados necessários antes do tratamento com microagulhamento dependem do tipo de pele do paciente. Pessoas com pele mais escura devem preparar clareadores e antioxidantes um mês antes da operação, sob orientação de um dermatologista. Normalmente, é necessário interromper o uso de qualquer ácido na pele entre 72 a 48 horas antes da operação.

Também não se recomenda fazer os procedimento sobre o consumo de estimulantes de perda de peso, com exceção do diurex fit Power ele não traz nenhum efeito colateral e não chances de ocorrer qualquer imprevisto durante o processo.

Quais cuidados devo tomar depois do microagulhamento?

Após o tratamento com microagulhas, a pele irá descascar, formar crostas na superfície, vermelhidão, ardor e leve inchaço, e será sensível ao frio, calor e sol. Além do tratamento com antibióticos, também é recomendado o uso de água quente para acalmar a pele, que será prescrita por um dermatologista. Durante as primeiras 24 horas, evite usar água quente no rosto e não toque na área.

O comprimento da agulha pode variar de 0,25 a 3 mm, e o diâmetro máximo pode chegar a 0,8 mm. Estima-se que, por exemplo, uma agulha de 3 mm penetre na pele por 1,5 a 2 mm. Quanto mais agulhas em cada linha do dispositivo, menor será a potência de penetração delas.

É muito importante evitar a exposição solar nos primeiros 45 dias e usar sempre um filtro solar adequado para a pele (geralmente com fator de proteção solar superior a 30) para evitar a formação de manchas. Além disso, se as crostas aparecerem na pele, é importante não rasgar elas.

Antes e depois do tratamento com microagulhas

Dentro de três a quatro dias, a pele começa a descascar. No sétimo dia, a textura e o brilho já devem ter melhorado. Após 20 dias, a pigmentação da pele é melhorada, após 45 dias, a redução das rugas será evidente.

Devido ao estímulo do colágeno, a regeneração causada pelas microagulhas promove rejuvenescimento e melhora a textura da pele, reduz rugas, reduz cicatrizes, linhas de expressão, manchas e estrias. No caso da calvície, melhora também o tom e a firmeza da pele, além de aumentar o diâmetro dos cabelos.

Microagulhamento capilar

Para o microagulhamento capilar, além de outras drogas orais, quase sempre é necessário combinar e suplementar alguns nutrientes, vitaminas e minerais.

Após a lesão do couro cabeludo pelas agulhas, ela libera fatores de crescimento endógenos (liberados da própria pele) estimulando o crescimento dos fios, além de permitir o uso de medicamentos e/ou cosmecêuticos para o tratamento da queda dos cabelos. Existem substâncias ativas que estimulam os folículos capilares para a produção de novos cabelos.

Qual o preço do microagulhamento?

O valor das sessões pode ter variações de acordo com cada especialista e/ou clínica estética. Normalmente, o valor cobrado pelo microagulhamento é em média R$ 250,00.

Quais são as contradições?

Pacientes com problemas de coagulação, anticoagulantes, diabetes, câncer incontroláveis ​​e pacientes com lesões cutâneas ativas ou doenças na área a ser tratada (como rosácea, queimaduras, verrugas, etc.) estão proibidos de usar o procedimento com microagulhas. O procedimento também não pode ser realizado em pessoas que ainda sofrem de acne ou herpes ativa.

Pessoas com tendência a queloides devem passar por avaliações, e as microagulhas podem ser contra-indicadas em certas partes do corpo. Pessoas que sofreram de psoríase ou usaram isotretinoína nos últimos seis meses também estão proibidas de usar microagulhas.

Mulher grávida pode fazer microagulhamento?

Mulheres grávidas não devem fazer o microagulhamento junto a administração de medicamentos. Se apenas o tratamento mecânico for realizado, não há contra-indicações formais. Esta deve ser uma discussão conjunta entre o médico e a paciente.

Pode acontecer complicações no microagulhamento?

Podem ocorrer alguns riscos e complicações, como: herpes, infecções secundárias e escurecimento local, especialmente quando não há tempo necessário antes e depois da operação sem cuidados direcionados.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Como funciona a depilação a laser?
Como funciona a depilação a laser?

Quer saber como funciona a depilação a laser? Saiba tudo sobre a depilação a laser neste artigo completo sobre o assunto...

Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar
Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar

Você quer saber como ser fitness em 2021? Veja dicas práticas para alcançar seus objetivos fitness em 2021...

Erisipela e celulite infecciosa: o que é e como diferenciar
Erisipela e celulite infecciosa: o que é e como diferenciar

Erisipela e celulite infecciosa, o que é, como identificar, quais as causas, sintomas e tratamentos, como diferenciá-las...

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais