Erisipela e celulite infecciosa: o que é e como diferenciar
Quando uma pessoa possui problema vascular, costuma ter varizes, o que pode ser curado com a aplicação de vasinho.
Porém, existem outras coisas que surgem em quem possui problemas vasculares, como a erisipela e a celulite infecciosa, ambas são infecções cutâneas que causam uma vermelhidão, dor e inchaço.
Erisipela e celulite infecciosa: o que são e quais as causas
Na maioria dos casos, a erisipela e a celulite infecciosa ocorrem nas pernas, braços, face e abdômen.
Vale salientar que a celulite estética não está relacionada com a celulite infecciosa e com a erisipela.
Quando as bactérias da flora bacteriana da pele (bactéria estreptococo) adentram no tecido cutâneo através de feridas ou fissuras na pele provocam infecções que contaminam os vasos linfáticos da região.
Erisipela e celulite infecciosa: sintomas e como diferenciá-las
Tanto a erisipela quanto a celulite infecciosa apresentam sintomas semelhantes: pele dolorida, vermelhidão, inchaço e elevação na temperatura corporal, algumas pessoas podem apresentar febre e calafrios.
A diferença entre a erisipela e a celulite infecciosa é o grau de infecção.
De modo geral, a erisipela fica restrita às camadas superiores da pele, já a celulite infecciosa atinge as camadas mais profundas e o tecido subcutâneo.
Erisipela e celulite infecciosa: tratamentos
Os casos mais leves e medianos podem ser tratados com antibióticos, já os casos mais graves geralmente exigem internação e a ministração intravenosa de antibióticos.
Comumente, os sintomas sessam em até 10 dias após o início da medicação e durante o período de tratamento (em alguns casos) é necessário manter o membro afetado em elevação durante alguns minutos por dia.
Erisipela e celulite infecciosa: como evitar
A maioria dos casos de erisipela e celulite infecciosa podem ser evitados com a higienização correta de cortes e feridas.
Inclusive, pessoas que sofrem com micoses interdigitais e onicomicoses devem tratar estes problemas, afinal, estas feridas podem servir de entrada das bactérias que causam erisipela e celulite infecciosa.
Conclusão
Se você notar quaisquer dos sintomas citados acima, consulte um médico ou dermatologista para receber um diagnóstico e o tratamento adequado para o seu caso.