Entenda como o tratamento ortodôntico pode ajudar na estética facial

Entenda como o tratamento ortodôntico pode ajudar na estética facial

O incômodo por um espaço entre os dentes, desalinhamento ou alguma falha quando sorri é muito comum, pois, muitas vezes o processo de crescimento dos dentes permanentes não favorecem o sorriso almejado.

Apesar de a utilização de aparelho ortodôntico ser um tratamento necessário em muitos casos, pois, além do incômodo estético existem fatores como dor de cabeça e mastigação, muitos não o fazem por medo ou por vergonha do famoso “sorriso metálico”.

Mas o que muitos ainda não sabem, é que graças a tecnologia, quando decidido colocar um aparelho ortodôntico, é possível se deparar com inúmeras opções discretas e confortáveis.

E atualmente já é possível fazer uma previsão do resultado final por meio de projeções em 3D! Se você ainda possui dúvidas de quais tipos de tratamentos pode fazer, este artigo foi feito para você conhecer as melhores opções de tratamento!

Estética dental

O sorriso é capaz de melhorar o dia de uma pessoa, aumentar a autoestima e expressar um sentimento sincero. Por isso, a estética dental tem ganhado cada vez mais espaço em bate-papos sobre estética, beleza e moda.

Cuidar dos dentes é a primeira coisa que vemos ao conversar com uma pessoa, um sorriso bem alinhado e branquinho é o ideal de muitas pessoas.

O papel da ortodontia é fundamental para isso, pois, ela é responsável pelo alinhamento e estrutura dos dentes. O tratamento pode variar de paciente para paciente, algumas vezes, pode exigir uma extração de dente ou até mesmo um implante dentário.

Tipos de aparelhos

Antigamente quando alguém contava que iria fazer um tratamento ortodôntico, era comum ouvir frases como “tem que ficar feio pra ficar bonito” ou “beleza tem o seu preço”. Esse tipo de frase está relacionada a dor que o paciente poderia sentir ou a estética do aparelho, com ferrinhos metálicos e borrachinhas coloridas.

Muitas vezes os tratamentos são retratados em filmes e séries como algo ruim, geralmente por personagens esquisitos ou que estavam passando por uma fase difícil na adolescência.

Porém, hoje já não precisa ser assim!

Aparelho invisível

O aparelho invisível, ou, alinhadores transparentes como também é conhecido, é um tipo de tratamento moderno. Esse modelo funciona como uma capinha que encaixa nos dentes.

Ele é bem discreto, é uma ótima opção para aqueles que não querem aparentar que usa aparelhos. E por ser removível, permite o conforto e mais liberdade para o paciente.

Porém, ele possui desvantagens, pois, é recomendado somente para aqueles que não possuem grandes imperfeições, apenas para casos mais simples. Além disso, pode causar desconfortos na gengiva. Por isso, é necessário fazer teste e acompanhar como é a adaptação do aparelho.

Outra vantagem, é que não há necessidade de fazer inúmeras consultas, pois, a cada consulta, o dentista irá trocar aparelho por um novo, que irá colocar os dentes no lugar com o tempo.

Aparelho fixo transparente

O aparelho fixo transparente basicamente é uma versão menos chamativa do aparelho ortodôntico tradicional que conhecemos, com borrachinhas e ferrinhos metálicos.

Uma vantagem desse modelo, é que não há necessidade de colocar as borrachinhas e é possível fazer bráquete transparente, sendo de dois tipos de material: safira ou porcelana. A escolha do material é opcional do paciente.

Apesar de algumas pessoas considerarem um tratamento mais demorado que o convencional, na verdade, ele não é, apenas funciona de forma menos dolorida.

Aparelho lingual

O aparelho lingual também é um dos queridinhos que está entre os tipos de aparelho transparente. Ao contrário dos outros que são quase imperceptíveis, esse realmente é invisível, já que fixado a parte interna dos dentes.

Ele é idêntico ao modelo convencional, metálico. Porém, ele é recomendado apenas em casos onde o paciente possa sofrer alto impacto, devido à profissão, como atletas.

Uma desvantagem, é que o cuidado e a higiene deve ser dobradas e são mais complexas.

Tratamentos estéticos complementares

Mas, além dos aparelhos ortodônticos, existem outros tratamentos que são realizados, geralmente após o tratamento ortodôntico.

Clareamento dental

O clareamento pode ser feito de duas formas, no dentista, com a aplicação de peróxido de hidrogênio e laser para potencializar ou por moldeira, onde o paciente leva uma moldeira e seringas com gel de peróxido de carbamida para casa e é realizado um acompanhamento com o paciente.

Toxina botulínica

É uma toxina que atua no equilíbrio da função muscular. É bastante funcional em casos como bruxismo e sorriso gengival.

Ácido hialurônico

Esse é um tratamento que tem se popularizado, ácido hialurônico é uma substância terapêutica que devolve volume e restabelece o equilíbrio dos lábios e linhas de expressões.

O tratamento ortodôntico além da estética!

Se você sempre quis fazer um tratamento estético completo, mas ficou com medo de “pagar o preço”, você viu que esse “preço” não existe mais!

É possível fazer um tratamento ortodôntico, de forma discreta e confortável. Pronto, não existem mais desculpas.

Cuide do seu sorriso com um dentista da sua confiança, realize procedimentos estéticos em uma clínica estética e seja melhore sua auto estima!

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Como funciona o microagulhamento?
Como funciona o microagulhamento?

Você sabe o que é o microagulhamento e como ele funciona? Saiba tudo sobre este procedimento estético...

Como funciona a depilação a laser?
Como funciona a depilação a laser?

Quer saber como funciona a depilação a laser? Saiba tudo sobre a depilação a laser neste artigo completo sobre o assunto...

Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar
Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar

Você quer saber como ser fitness em 2021? Veja dicas práticas para alcançar seus objetivos fitness em 2021...

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais