5 dicas para cuidar da pele

5 dicas para cuidar da pele

Você sabia que o câncer de pele é a doença mais incidente no Brasil? São 177 mil novos casos por ano. Por isso, é importantíssimo saber como cuidar da pele para evitar esse problema.

Além disso, cuidar da pele significa melhorar a nossa auto-estima e reduzir os efeitos do envelhecimento, o que nos deixa mais bonitos e prontos para encarar o dia.

Quer saber como cuidar da pele da maneira correta? Então veja a seguir algumas dicas essenciais para aplicar diariamente!

1 — Use um sabonete só para o seu rosto

Você usa um sabonete só para o seu rosto ou usa um só para o corpo e rosto? Se você opta pela primeira opção, parabéns. Pode pular para a próxima dica.

No entanto, se você usa um sabonete só para todas as partes do corpo, saiba que está cometendo um erro na manutenção da sua pele.

Isso porque a pele do rosto é muito mais sensível do que a pele do resto do corpo, que é mais “cascuda”, na falta de uma palavra melhor.

Veja, por exemplo, as olheiras. Elas acontecem porque a pele naquela região fica muito mais fina do que no resto do corpo. Isso é um exemplo de como a pele da face é sensível em comparação com a de outras partes.

Por isso, os sabonetes usados para o corpo são muito mais adstringentes, ou seja, mais “potentes”, o que causa danos a peles mais sensíveis.

Portanto, o correto é usar um sabonete “normal” na pele do corpo, que aguenta o tranco, e um sabonete para rosto na face, que usa uma fórmula mais sensível e que não causará danos.

2 — Faça uma limpeza regular para cuidar da pele

Todos os dias, quando saímos de casa, somos bombardeados por uma onda de poeira e poluição de todos os tipos. Ao mesmo tempo, todos os dias, somos bombardeados por tudo aquilo que comemos durante o dia.

Ou seja: pode ser o chocolate ou pode ser a poluição da cidade, a nossa pele é bombardeada de todos os lados. Assim, é normal desenvolver acnes, cravos e outras questões que são fruto de uma má alimentação ou da sujeira do dia a dia.

Por isso, é importante fazer uma boa limpeza de pele com um profissional qualificado para limpar os poros e remover os cravos e as acnes do seu rosto ou do corpo.

Isso é essencial, aliás, inclusive para potencializar outros tratamentos, uma vez que a pele lisa absorve muito melhor os nutrientes de hidratantes e outros produtos.

3 — Use filtro solar diariamente

Já dizia Pedro Bial: “Use filtro solar”. Apesar da mensagem bonita (que originalmente foi escrita por Mary Schmich), há uma verdade naquela história: de fato, os efeitos positivos do filtro solar já foram testados e comprovados pela ciência.

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados, pois, protege a pele da radiação ultravioleta. Dentre os efeitos negativos dessa radiação, estão o aparecimento de manchas, envelhecimento da pele e, claro, o aumento de chances de ter câncer de pele.

Portanto, o protetor solar deve sim ser um elemento de uso diário para que você possa manter a saúde da sua pele em dia.

4 — Utilize máscaras faciais quando possível

Pense, por um instante, na limpeza do chão da sua casa. Você provavelmente varre o chão todos os dias ou, se não conseguir diariamente, pelo menos uma vez a cada 2 ou 3 dias. Nessa tarefa, você tira o pó que se acumula no chão, além de eliminar alguma sujeira extra, como um fio de cabelo ou algo do tipo.

No entanto, de vez em quando, você também faz uma faxina mais intensa. Pega um desinfetante e um multiuso, passa no chão, passa um pano para limpar bem e depois seca direitinho. Essa limpeza extra tira várias coisas que a vassoura não consegue, como gordura e outros elementos.

Com a pele é a mesma coisa: limpar com sabonete é muito bom, mas é essencial fazer uma limpeza um pouco mais pesada às vezes.

Uma opção ótima para isso são as máscaras faciais, que removem as células mortas e deixam a pele mais lisa. Algumas opções do mercado, inclusive, contam com nutrientes para diminuir a oleosidade e muito mais.

Caso você não se sinta confortável com as máscaras, pode usar um esfoliante para fazer essa limpeza mais pesada.

5 — Use cremes com finalidades específicas

Nem toda pele é igual, claro. Para alguns, é possível ter mais oleosidade. Nesse caso, vale a pena usar hidratantes de rápida absorção para não ter problemas.

Já outros apresentam algumas celulites. Um creme anticelulite seria a melhor opção nesse caso.

Seja como for, não dá para receitar uma rotina de skincare única para toda a humanidade. É importante contextualizar para cada pessoa.

Por isso, pesquise as particularidades da sua pele e esteja pronto para adotar uma rotina específica para você.

Uma alternativa é buscar por uma clínica estética e realizar um peeling rejuvenescedor ou skinbooster.

E aí, aprendeu como cuidar da pele? Então não deixe de mudar a sua rotina de skincare agora mesmo para ter uma pele mais saudável, brilhante e bonita.

Artigos recentes

Outros artigos que podem te interessar

Como funciona o microagulhamento?
Como funciona o microagulhamento?

Você sabe o que é o microagulhamento e como ele funciona? Saiba tudo sobre este procedimento estético...

Como funciona a depilação a laser?
Como funciona a depilação a laser?

Quer saber como funciona a depilação a laser? Saiba tudo sobre a depilação a laser neste artigo completo sobre o assunto...

Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar
Como ser fitness em 2021: Dicas práticas para você começar

Você quer saber como ser fitness em 2021? Veja dicas práticas para alcançar seus objetivos fitness em 2021...

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais