Tratamento para Estrias

Clique em BUSCAR para encontrar clínicas que fazem tratamento para estrias

Tratamento para Estrias

Afinal, o tratamento para estrias funciona? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, independentemente do gênero ou da idade. De fato, essa condição pode surgir tanto em adolescentes como em adultos, sejam homens ou mulheres.

Além disso, as estrias costumam ser um verdadeiro pesadelo das mulheres durante a gravidez e no pós-parto. Por sorte, existem diversos procedimentos estéticos específicos para tratar esse problema.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é e para que serve o tratamento para estrias. Falamos também sobre os tipos de estrias e quais as vantagens dos procedimentos desenvolvidos para tratar esse problema. Confira!

O que é o tratamento para estrias?

Esse tipo de tratamento tem como finalidade combater ou reverter os efeitos do processo de rompimento das fibras responsáveis por dar maior elasticidade à pele.

As fibras a que nos referimos ficam situadas em uma camada intermediária do tecido, sendo constituídas pela elastina e pelo colágeno.

E são justamente essas duas substâncias que propiciam uma maior consistência e flexibilidade à pele.

Geralmente, o processo de rompimento das fibras de elastina se dá em áreas onde há um constante estiramento da pele.

Durante algum tempo essas fibras resistem aos movimentos, mas não demoram a se romper, ocasionando o aparecimento de marcas lineares.

Essas marcas são conhecidas como estrias, podendo surgir em diversas partes do corpo e apresentar diversos estágios. Para cada um deles há um tratamento específico.

Alguns dos tratamentos consistem na aplicação de substâncias de uso tópico, como os vários tipos de ácidos.

Há também os tratamentos oferecidos em clínicas de estética, tais como o laser, a técnica de microagulhamento, a carboxiterapia e o Striort.

Antes de entender melhor como funcionam os tratamentos existentes, é necessário falar sobre os tipos de estrias. É sobre esse assunto que trataremos no tópico a seguir. Acompanhe!

Tipos de estrias

Quanto aos tipos de estrias, é necessário fazer uma pequena correção. Na verdade, o que algumas pessoas chamam de tipos são os estágios pelos quais passam as estrias. A seguir, explicamos cada um deles em detalhes.

Estrias vermelhas

O tratamento para estrias vermelhas costuma ser o mais simples e eficiente, haja vista que esse é o estágio inicial do rompimento das fibras de elastina.

De fato, essas estrias podem ser tratadas adequadamente com o uso de produtos hidratantes. Produtos cicatrizantes também podem ajudar na recomposição e a regeneração dos tecidos.

É importante dizer também que as estrias podem se apresentar sob um aspecto rosado ou arroxeado e estimular coceiras. Esse último sintoma se deve ao processo inflamatório que ocorre na área afetada pelas estrias.

Estrias brancas

Essas estrias surgem em um estágio mais avançado, quando já não há um processo inflamatório em curso.

As estrias esbranquiçadas indicam também que já não há circulação de sangue na região onde se encontram. Essas estrias são de dois tipos:

  • Estrias hipertróficas;
  • Estrias atróficas.

As primeiras são as que se apresentam sob a forma de relevos perceptíveis. Ao contrário, as atróficas costumam ser sulcadas.

No que diz respeito ao tratamento para estrias brancas, ele não costuma ser tão eficiente quanto o tratamento para estrias roxas ou avermelhadas.

Mesmo assim, é possível reduzir o efeito estético indesejado causado por essas linhas com alguns procedimentos e produtos específicos.

Procedimentos estéticos para tratar estrias

A seguir, falaremos em mais detalhes sobre alguns dos principais tratamentos para estrias da atualidade. Confira!

Tratamento para estrias com plasma

Além de ser muito eficiente na remoção das estrias, a aplicação do jato de plasma é um procedimento não invasivo e rápido, os resultados podem ser vistos já depois das duas primeiras aplicações.

Com o jato de plasma, é possível não somente promover a produção de fibras de elastina, como também favorecer os ganhos de colágeno, evitando a flacidez.

Tratamento para estrias a laser

A técnica a laser para remoção de estrias pode ser aplicada em ambos os estágios, tanto nas estrias vermelhas, quanto nas esbranquiçadas.

Nas estrias em fase inicial, esse método tem como objetivo estimular a produção de colágeno e fechar os vasos sanguíneos localizados na área atingida.

No caso das estrias brancas, o laser atua também aumentando o colágeno, reduzindo o tamanho das listras.

Tratamento para estrias com ácido

Na realidade, existe não um, mas vários ácidos que podem ser utilizados para o tratamento das estrias. Entre eles, podemos mencionar o glicólico, o ascórbico e o retinóico.

O mais indicado para esse fim é o ácido retinóico, haja vista seu efeito sobre as fibras elásticas e o fato de estimular a produção de colágeno.

Tratamento para estrias com agulhas

O tratamento para estrias com microagulhamento consiste na aplicação de um aparelho que faz pequenos furos na pele por meio de agulhas, com o objetivo de permitir a penetração de substâncias que atuam sobre as estrias.

Tratamento para estrias com eletroterapia

Esse tratamento se utiliza de aparelhos emissores de estímulos elétricos, que propiciam a produção da elastina e do colágeno. Com isso, ajudam a diminuir as estrias, dando mais sustentação e flexibilidade aos tecidos.

Tratamento com estrias com carboxiterapia

O tratamento com carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico medicinal na pele por meio de injeções. Dessa forma, intenta-se estimular a produção de colágeno e moléculas reparadoras da pele, tais como a glicoproteína.

Tratamento para estrias com enzimas

Também conhecido como mesoterapia, esse tratamento consiste na aplicação de substâncias na pele com agulhas específicas. Geralmente, esse método é aplicado em casos de estrias brancas.

Como funciona o tratamento para estrias?

Conforme já mencionamos, as estrias são causadas pelo rompimento das fibras de elastina. Junto com a perda de flexibilidade da pele, tem-se também uma maior flacidez nas áreas atingidas pelas estrias.

Tendo isso em vista, podemos dizer que a finalidade dos tratamentos para estrias será recompor as fibras danificadas pelo constante estiramento.

Ademais, os métodos que indicamos também estimulam a produção de colágeno, com o objetivo de reduzir a flacidez das regiões afetadas.

Alguns procedimentos específicos estimulam a produção de outras substâncias reparadoras, como é o caso da carboxiterapia.

Por isso, geralmente, as clínicas de estética oferecem um único tratamento para estrias e flacidez.

Regiões mais procuradas para fazer o tratamento para estrias

A maioria dos tratamentos para estrias pode ser aplicada em diversas partes do corpo. Abaixo, indicamos as principais aplicações desses métodos.

Tratamento para estrias na barriga

As estrias na barriga podem surgir devido à gordura localizada, sendo também comuns em mulheres grávidas. Aliás, o tratamento para estrias de gravidez é um dos mais solicitados em clínicas de estética.

No que diz respeito ao combate às estrias no tórax, são vários os tratamentos que podem ser aplicados nessa região, desde os cremes de uso tópico até os procedimentos estéticos oferecidos em clínicas de estética.

Nos dois casos, pode-se adotar um único tratamento para estrias e flacidez na barriga, haja vista que a maioria dos produtos e métodos podem também aumentar a presença de novo colágeno nessa área.

Tratamento de estrias nas pernas

As estrias também costumam surgir nas pernas. Geralmente, esse problema pode ser causado pela prática mais intensa de exercícios físicos, ao uso de calças muito apertadas, entre outros motivos.

Um dos métodos mais eficazes para reduzir o tamanho das cicatrizes causadas pelo processo de rompimento das fibras de elastina é a radiofrequência.

Com ela, é possível atuar diretamente sobre camadas mais profundas da pele. O objetivo dessa aplicação é aquecer as áreas afetadas pelas estrias, auxiliando o metabolismo dos fibroblastos e a recomposição das fibras de elastina.

Tratamento de estrias para as costas

As estrias também costumam aparecer nas costas, sendo muito comuns tanto em homens como em mulheres.

Uma forma de eliminar as estrias nessa região é o peeling. Esse método consiste em uma esfoliação da pele, com o objetivo de descamar a região onde se encontram as estrias.

Por que fazer o tratamento para estrias?

A essa altura, você já deve ter percebido os benefícios do tratamento para estrias. Mas, para que isso fique mais claro, indicamos cada um deles a seguir.

Tratamento para estrias e celulite

Os métodos de combate a estrias também são muito eficientes contra a celulite. Isso porque eles costumam promover o aumento da produção de substâncias benéficas à pele.

De fato, alguns procedimentos estimulam a circulação sanguínea das áreas tratadas e fazem com que o corpo produza substâncias importantes para a manutenção do viço e da resistência da pele, como o colágeno.

Reduzindo as estrias em peles negras

Nas pessoas de pele negra, as estrias esbranquiçadas são ainda mais visíveis. Por sorte, existem tratamentos que podem reduzir o tamanho dessas cicatrizes.

Com o tratamento de estrias para pele negra, é possível retirar camadas superficiais da pele e renovar as células das regiões afetadas ou estimular a circulação sanguínea e a produção de colágeno.

Combatendo as estrias em lactantes

As estrias são comuns tanto durante a gravidez, quanto no período pós-parto. Isso ocorre porque a pele se estica muito durante a gravidez, levando ao rompimento das fibras de elastina.

Geralmente, o tratamento mais utilizado para estrias em lactantes consiste na aplicação do fraxel, um equipamento que emite um laser fracionado. Esse aparelho estimula a produção de colágeno.

Antes e depois do tratamento para estrias

Antes de qualquer coisa, é necessário fazer um esclarecimento quanto aos métodos que indicamos nesse artigo.

Nenhum deles é capaz de remover por completo as estrias. Isso porque estas são cicatrizes.

No entanto, os procedimentos e produtos para estrias são bastante eficazes, visto que podem diminuir de maneira considerável as listras e ainda melhorar o aspecto da pele na área atingida.

De fato, as marcas tendem a ficar quase imperceptíveis após o tratamento para estrias.

Somente para exemplificar, a aplicação da micropuntura faz com que o corpo produza uma camada capaz de camuflar as linhas esbranquiçadas.

Quanto ao tempo de surgimento dos primeiros resultados, eles podem variar a depender do tamanho das áreas afetadas e do método escolhido.

Cuidados

Como em qualquer procedimento estético, a maioria dos métodos de combate às estrias exigem alguns cuidados.

Esses cuidados dizem respeito, principalmente, a alguns tratamentos disponibilizados em clínicas especializadas.

Entre eles, podemos mencionar o tratamento de estrias com microagulhamento.

Nesse caso, ainda que a recuperação seja rápida, é preciso evitar a exposição ao sol por pelo menos um mês e fazer a hidratação constante da pele.

O tratamento com ácidos também exige alguns cuidados especiais, haja vista que a aplicação dessas substâncias pode causar descamação e vermelhidão.

Nesse caso, o uso de protetor solar é obrigatório. O uso de cremes hidratantes com prescrição médica também é recomendado.

Perguntas frequentes

Com o intuito de responder algumas das principais dúvidas sobre o tratamento de estrias, listamo-las em uma breve FAQ. Confira abaixo!

1 — Qual o melhor tratamento para estrias?

Não há uma única resposta para essa pergunta, pois, tudo dependerá da gravidade do problema e do tipo de pele de cada pessoa.

De fato, alguns tratamentos são considerados mais agressivos, sendo indicados para cicatrizes maiores e persistentes. Outros são mais suaves, sendo suficientes para reduzir estrias menores.

2 — Qual o melhor tratamento para estrias: Laser ou carboxiterapia?

Aqui, vale o que mencionamos no subtópico acima: Depende. Para pessoas que possuem estrias em áreas onde há gordura localizada, talvez a carboxiterapia seja mais indicada.

Isso porque esse tratamento possibilita a melhoria do aspecto das estrias com a redução dos depósitos de gordura.

Já o tratamento que se utiliza dos disparos a laser estimula a produção de elastina e colágeno, dando mais flexibilidade e consistência à pele.

Combatendo as estrias para uma pele mais jovem e saudável

Como você mesmo pôde perceber, opções não faltam para quem deseja se livrar desse grande inconveniente. Com as técnicas e produtos que indicamos aqui, você poderá ter uma pele mais jovem e saudável em pouco tempo.

De fato, o tratamento para estrias possibilita não somente a redução do efeito estético indesejado das manchas, mas também o aumento da produção de substâncias que contribuem para uma pele mais saudável.

Qual o preço do tratamento para estrias?

Quanto ao valor desse tratamento, este pode variar a depender de alguns fatores.

Entre eles, podemos mencionar o tamanho da área e a gravidade do problema.

Nesse sentido, quanto maior e mais grave for o caso, maior tende a ser o valor do serviço.

Ademais, os diferenciais e a qualificação dos profissionais responsáveis pela realização dos tratamentos também podem influir no valor cobrado por eles.

Onde fazer o tratamento para estrias?

Aqui no catálogo de clínicas estéticas você encontra as clínicas mais próximas de você para realizar esse procedimento.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais