Preenchimento de Olheiras

Clique em BUSCAR para encontrar clínicas que fazem preenchimento de olheiras

Preenchimento de Olheiras

Se você sofre com manchas fundas na região que fica abaixo dos olhos, então a melhor opção de tratamento é o preenchimento de olheiras. Com ele, você poderá reduzir de maneira considerável o sulco lacrimal sem procedimentos invasivos.

O preenchimento para olheiras está entre os procedimentos estéticos mais solicitados. Sua eficiência se deve ao uso do ácido hialurônico, o qual é capaz de devolver o viço à pele desgastada.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é e como funciona o preenchimento de olheiras. Indicamos também os benefícios dessa técnica e quais os cuidados que se deve tomar ao optar por ela. Confira!

O que é o preenchimento de olheiras?

Conforme já mencionamos, esse tipo de preenchimento é um método que visa reconstituir a pele na área conhecida como sulco lacrimal.

É muito comum que as olheiras apareçam nessa região, causando um efeito estético de profundidade. As olheiras podem também se apresentar com um aspecto escurecido.

Isso pode ocorrer por uma série de motivos. Entre os principais, podemos indicar a maior presença de melanina na região que fica logo abaixo dos olhos ou uma concentração de vasos sanguíneos nessa mesma área.

A estrutura do rosto também pode facilitar o aparecimento das olheiras. Em qualquer um desses casos, o problema pode ser amenizado com o preenchimento.

Mas, afinal, qual é a substância utilizada nessa técnica que possibilita o restabelecimento da pele que fica abaixo dos olhos? Ela é conhecida como ácido hialurônico.

Esse composto é produzido naturalmente pelo nosso corpo, sendo responsável por dar maior flexibilidade e hidratação. Contudo, sua produção tende a diminuir à medida que a idade avança.

Com isso, a pele passa a apresentar sinais de envelhecimento, tais como as rugas, linhas de expressão e as olheiras.

Por isso, a técnica de preenchimento de olheiras consiste na aplicação direta de ácido hialurônico nessa região, por meio de agulhas.

Como funciona o preenchimento de olheiras?

Conforme foi dito no tópico anterior, o preenchimento nas olheiras é feito mediante a aplicação do ácido hialurônico por meio de agulhas, sendo este um procedimento minimamente invasivo.

Embora a aplicação seja rápida, é comum que ela seja feita somente após a utilização de cremes anestésicos, com o objetivo de diminuir eventuais desconfortos.

Frequentemente, os profissionais que realizam o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico também fazem marcações em toda a região a ser tratada antes de iniciar a aplicação.

Feito isso, passa-se à injeção de ácido, a qual pode ser feita tanto com agulhas específicas, quanto com cânulas.

Aliás, a utilização de cânulas pode tornar o procedimento ainda mais preciso, haja vista que permite que o ácido hialurônico seja aplicado exatamente sobre as áreas marcadas.

Independentemente de qual instrumento é utilizado, a aplicação da substância reparadora é feita lentamente, de maneira a evitar efeitos estéticos artificiais.

Quanto aos profissionais que são habilitados para fazer esse procedimento de maneira segura, não há leis específicas para regular essa prática.

Contudo, o mais indicado é que o preenchimento de olheiras em clínicas de estética seja realizado por cirurgiões plásticos, dermatologistas ou biomédicos, embora também possa ser realizado por cirurgiões-dentistas.

Por que fazer o preenchimento de olheiras?

Mas, afinal quais são as vantagens dessa técnica? Para que serve? A essa altura, você já deve ter notado que esse método pode trazer muitos resultados no combate às olheiras.

Para evidenciar ainda mais os benefícios dessa técnica, explicamos alguns deles em mais detalhes abaixo.

Procedimento pouco invasivo

Embora se utilize de agulhas ou cânulas, o fato é que o preenchimento de olheiras é uma técnica minimamente invasiva.

Ademais, a utilização dos cremes anestésicos, como o Emla, ou mesmo de anestesias injetáveis faz com que esse procedimento não cause nenhum desconforto.

Resultados rápidos

Os primeiros resultados já podem ser verificados logo após as primeiras aplicações.

Para que se tenha ideia da rapidez com que os efeitos benéficos do preenchimento de olheiras podem ser notados, é comum que eles apareçam já a partir da segunda semana de tratamento.

Nesse período, o nivelamento do sulco lacrimal com as maçãs do rosto pode chegar até 90%.

Pouca rejeição

Além de ser um procedimento seguro e que não gera desconfortos, a aplicação de ácido hialurônico não costuma gerar nenhum tipo de reação adversa em pessoas saudáveis.

Isso porque essa substância também é produzida pelo corpo humano, não sendo estranha a ele.

Recuperação rápida

Ao contrário de outros tratamentos mais invasivos, o preenchimento feito na região das olheiras não exige muito tempo de recuperação.

No entanto, ao passar por esse procedimento, as pessoas devem tomar alguns cuidados nos primeiros dias após a aplicação.

Antes e depois do preenchimento de olheiras

Os resultados obtidos com o preenchimento de olheiras fundas são bastante naturais e satisfatórios.

De fato, não há nenhum tipo de modificação do aspecto do rosto, visto que as injeções são locais e os efeitos se restringem à região das olheiras.

Ademais, logo após as primeiras aplicações, é muito comum notar uma hidratação maior da pele.

Os sulcos formados na região abaixo da pele costumam ganhar mais volumes, diminuindo a aparência de profundidade. Assim, há uma redução do desnível criado entre as olheiras e as maçãs da face.

As manchas escuras que surgem devido à concentração de vasos sanguíneos também são atenuadas.

No que diz respeito ao pós-procedimento, é preciso dizer que pode haver o aparecimento de hematomas, áreas arroxeadas e inchaços.

Por outro lado, esses hematomas não demoram mais do que quatro dias para desaparecer, podendo sumir em ainda menos tempo, a depender da resposta de cada organismo.

Cuidados

Conforme já mencionamos no tópico anterior, a aplicação de ácido hialurônico pode causar alguns efeitos colaterais momentâneos.

Antes de qualquer coisa, deve-se utilizar cremes hidratantes, para evitar o ressecamento da área.

Nos casos em que as olheiras são condições crônicas, recomenda-se o uso de cremes específicos para olheiras, nos quais também pode ser verificada a presença de ácido hialurônico.

Além desses cuidados, é fundamental evitar as condições que estimulam o aparecimento de olheiras e diminuem os efeitos prolongados do tratamento.

Nesse sentido, deve-se evitar a exposição ao sol forte e o consumo excessivo de álcool, pois, esses hábitos favorecem o surgimento de olheiras.

Quantos aos cuidados a serem tomados logo após o procedimento, o principal deles diz respeito aos movimentos que possam provocar o deslocamento da substância injetada.

Por isso, não é recomendada a prática de exercícios físicos, haja vista que o esforço demandado por esse tipo de prática pode fazer com que o ácido se mova para fora da região das olheiras.

Já os praticantes de natação devem evitar a prática do esporte, haja vista que os óculos utilizados nessa atividade podem apertar a região na qual foi injetado o ácido hialurônico.

Preguntas frequentes

Como todo procedimento estético, o preenchimento de olheiras também costuma gerar muitas dúvidas entre as pessoas que interessam por ele.

Tendo isso em vista, oferecemos aqui uma breve FAQ com alguns dos principais questionamentos em torno desse método. Confira nos tópicos abaixo!

1 — Existem contraindicações para o preenchimento de olheiras?

Sim, existem. Por isso, é fundamental passar por uma avaliação médica antes de se submeter ao procedimento. Entre as contraindicações desse método, podemos indicar as seguintes:

  • Gestantes;
  • Pessoas com infecções nas olheiras;
  • Portadores de distúrbios de coagulação;
  • Doenças autoimunes.

Esse procedimento também não é indicado para lactantes e pessoas que sejam alérgicas à lidocaína.

2 — O preenchimento nas olheiras causa efeitos colaterais?

Embora seja uma substância produzida pelo corpo, a injeção de ácido hialurônico pode causar alguns efeitos colaterais.

De fato, inflamações e irritações na área tratada são relatadas pela maioria dos pacientes.

Pode haver também uma hipersensibilidade na região das olheiras. Em alguns casos, a pele pode ganhar uma consistência mais dura.

Outro efeito colateral que pode ocorrer, embora seja mais raro, é o inchaço na área que fica logo abaixo dos olhos.

Isso ocorre por conta da estrutura das fibras que constituem o músculo orbicular.

Por conta da separação que há entre essas fibras, há o risco de que o ácido hialurônico se desloque por elas, afetando as áreas em torno dos olhos.

3 — O preenchimento de olheiras dói?

Já dissemos que esse é um procedimento minimamente invasivo, haja vista que se utiliza de agulhas muito finas ou cânulas específicas.

Ademais, o uso de cremes e anestesias injetáveis fazem com que o procedimento seja praticamente indolor.

Não obstante, algum incômodo pode ser sentido nos dias que se seguem à aplicação.

4 — Preenchimento de olheiras fica inchado?

Sim, o inchaço é um efeito colateral bastante comum entre as pessoas que se submetem ao preenchimento de olheiras.

Entretanto, os edemas, que surgem após a aplicação do ácido hialurônico, desaparecem rapidamente. Geralmente, já pode ser vista uma melhora do inchaço em apenas quatro dias.

Quanto ao tamanho dos edemas, estes podem variar a depender da reação de cada organismo ao tratamento.

5 — O preenchimento de olheiras fica roxo?

Em alguns casos, sim. Isso ocorre porque pode haver reações adversas à injeção do ácido hialurônico.

Por outro lado, as manchas roxas que podem surgir na região não costumam permanecer por muito tempo.

Geralmente, os pontos arroxeados decorrentes da aplicação do ácido desaparecem entre 2 e 4 dias após o procedimento.

6 — Quanto tempo dura o preenchimento de olheiras?

As sessões para aplicação de ácido hialurônico também costumam ser muito rápidas, durando em média apenas 10 minutos.

No entanto, é preciso salientar que uma única sessão é insuficiente para o alcance dos resultados.

Ademais, sessões de manutenção são recomendadas como forma de manter os efeitos benéficos do tratamento por mais tempo.

7 — Preenchimento e clareamento de olheiras podem ser feitos juntos?

Sim, visto que o clareamento das regiões pigmentadas presentes nas olheiras é um dos efeitos benéficos do ácido hialurônico.

Isso porque esse ácido estimula a produção de novo colágeno, auxiliando no restabelecimento da cor natural da pele.

Ademais, o aumento no nível da região das olheiras também ajuda no clareamento da pele.

8 — Em quanto tempo aparecem os resultados do preenchimento de olheiras?

Conforme já dissemos, os resultados do preenchimento de olheiras costumam ser muito rápidos.

De fato, eles já podem ser notados depois da segunda semana de tratamento. No entanto, esse tempo pode variar dependendo tanto da reação do organismo de cada paciente, quanto da gravidade das olheiras.

9 — Qual a concentração de ácido hialurônico usada no preenchimento de olheiras?

Afinal, como usar o ácido hialurônico? Essa substância é utilizada em muitas regiões da face. Para cada um desses procedimentos estéticos é usada uma concentração específica da substância.

Nas olheiras, por exemplo, costuma-se utilizar uma densidade intermediária de ácido, inferior à quantidade usada em áreas como a dos lábios. Isso porque a pele na região do sulco lacrimal é fina.

10 — O preenchimento de olheiras é permanente?

Não, esse tipo de preenchimento não é permanente. Alguns meses após a aplicação, o ácido hialurônico começa a ser quebrado pelo organismo, o qual reabsorve a substância.

Esse processo costuma ocorrer entre 3 e 9 meses após a última aplicação, a depender da resposta do organismo de cada paciente, da qualidade dos produtos usados e da precisão do tratamento.

Por isso, recomenda-se a realização de sessões de manutenção, com o intuito de prolongar os efeitos do preenchimento.

Nos casos em que os efeitos da aplicação do ácido não forem satisfatórios, basta que o paciente aguarde até que a substância seja completamente absorvida pelo organismo.

Preenchimento de olheiras para um rosto mais jovem

Assim, podemos concluir que essa técnica é a mais indicada para quem deseja reduzir o escurecimento e o desnivelamento da região do sulco lacrimal.

De fato, o preenchimento de olheiras é muito eficiente, haja vista que não somente aumenta o volume da região abaixo dos olhos, como possibilita seu clareamento.

Qual o preço do preenchimento de olheiras?

Mas, afinal, quanto custa um preenchimento de olheiras? Não há uma única resposta a essa pergunta.

Isso porque o valor desse procedimento pode variar de acordo com alguns fatores, tais como a qualificação dos profissionais que o realizam e a qualidade dos produtos utilizados.

Ademais, deve-se ter em mente que, quanto mais profundas e pigmentadas forem as olheiras, mais sessões serão necessárias para corrigir o problema. E esse fator também pode influenciar o valor final do serviço.

Onde fazer preenchimento de olheiras?

Aqui no catálogo de clínicas estéticas você encontra as clínicas mais próximas de você para realizar esse procedimento.

Fique por dentro das novidades

Cupons de desconto, novidades e muito mais